Sociedade do Verbo Divino (Missionários do Verbo Divino)

Região – Moçambique

Com imensa alegria e gratidão a Deus, a SVD-MOZ celebrou os seus 25 anos de presença missionária de segunda chegada a Moçambique, nos dias 12 e 13 de Fevereiro de 2022 com o lema Em comunhão de vida com o Verbo Encarnado: 25 anos ao serviço da evangelização em Moçambique. No dia 12 de fevereiro organizamos um simpósio jubilar para o qual convidamos o Rev. Pe. Paulus Budi Kleden, nosso Superior Geral, o Pe. Manuel Abreu de Araújo de Portugal que é um dos pioneiros a MOZ em 1997 e Dom Inácio Lucas Mwita, Bispo do Gurué como oradores do simpósio. Pe. Budi falou sobre «Fiéis à Palavra, unidos ao povo no contexto atual dos Missionários do Verbo Divino no Mundo». Ele nos deu uma imagem muito boa dos SVDs no contexto de hoje e enfatizou nossa natureza missionária de serviço neste mundo ferido. Pe. Manuel na sua apresentação com o tema «História e Contexto da segunda chegada dos Missionários do Verbo Divino em Moçambique» centrado na preparação para MOZ e na sua viagem missionária na mesma e enfatizou que todos nós somos chamados a ser missionários em nossas maneiras únicas. Dom Inácio falou de «Desafios e Perspectivas da Missão em Moçambique». Ele refletiu em sua apresentação que nosso trabalho missionário em MOZ está nas mãos de Deus e das pessoas a quem somos enviados. Todos os convidados se emocionaram com as palestras apresentadas pelos palestrantes e os parabenizaram.

No dia 13 de Fevereiro, tivemos uma solene celebração eucarística presidida por Sua Excelência Reverentíssima Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo e concelebrada por Dom Inácio Lucas e Dom Germano Grachane, Bispo Emérito da Diocese de Nacala e também pelos sacerdotes convidados da Arquidiocese e religiosas de todas as congregações presentes na Arquidiocese. Também convidamos os representantes de todas as paróquias verbitas. E também neste dia, três novos membros de parceiros leigos foram integrados ao grupo (LACVERDI). Foi muito bem preparado, planejado e significativo. Depois disso, organizamos um banquete solene para todos os  convidados e seguidas pelos eventos culturais.

Foi uma grande ocasião para nós SVDs aqui em MOZ agradecer ao Senhor por seu maravilhoso trabalho e agradecer a todos os nossos benfeitores e colaboradores e especialmente aos leigos associados aos Missionários do Verbo Divino em MOZ e também ficamos muito felizes por causa de presença do  nosso Superior Geral entre nós nesta festa.