Somos missionários enraizados na Palavra de Deus, inspirados pelo carisma do Santo Arnaldo, alicerçados nos princípios evangélicos através duma presença efectiva na Igreja local para a difusão do Reino de Deus.

Memória de Prata

As Memórias resgatadas pelo Sr. Luís Pedro Jacinto Assunção e a sua família que vive em Nampula no norte de Moçambique, no contexto do jubileu de 25 anos de Presença dos Missionários do Verbo Divino em Moçambique.

Estimados confrades,

Venho parabenizar cada um pelo jubileu de 25 anos de presença da SVD em Moçambique.

A convite do Irmão Moacir partilharei umas breves palavras por esta ocasião tão relevante.

Falar destes 25 anos da Região  de Moçambique é lembrar dos nossos primeiros 4 pioneiros, depois duma ausência de 80 anos da SVD de Moçambique: Os padres Manuel Abreu, Daniel Malamba, Gervásio Ronchi e Gabriel Gutierrez, seguidos dos padres Paulo Nadolny, Jean Marie e Luís Pedro, e depois de todos os outros que se seguiram.

A Região SVD MOZ, continua fiel aos seus princípios; apostada na 1ª evangelização , crescimento e consolidação das comunidades cristãs. Seria muito importante que continuássemos a promover nas paróquias rurais e urbanas  a formação biblíca como missionários da Palavra. Desafios não faltam, imagino eu: que a formação faça surgir os primeiros missionários SVD locais, os leigos SVD, que não devem ficar reduzidos só aos leigos urbanos, o auto sustento das comunidades SVD e das suas paróquias … .

Os Santos Arnaldo e José continuam a inspirar os nossos missionários nos desafios enormes da evangelização: o amor continua a ser a linguagem que todas as pessoas entendem e a alegria de servir e de se testemunhar a felicidade vale muito mais do que sermões muito bem organizados em termos teológicos.

Agora não estou na linha da frente da missão, mas não poderei deixar de me sentir um missionário do Verbo Divino, que agora está do lado da Igreja doméstica.

Que Deus vos abençoe e que não caiam na tentação do desânimo.

Fraternalmente,

Luís Pedro – Nampula

1 Comment

  1. Pe. Fabian Kalaluka Mate

    Estimado Luís Pedro!

    muito obrigado pelo seu testemunho e empenho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_USEnglish