25 years of our presence in Mozambique (SVD) Society of the Divine Word

Divine Word Missionaries

1997-2022

Jubilee year 2021-2022

A abertura do ano jubilar inicia no dia 25 de Março de 2021, e encerra no dia 25 de Março de 2022.

The jubilee year begins on 25th March 2021, ends on 25th March 2022

ORAÇÃO JUBILAR DA REGIÃO SVD MOZ

Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, nós Vos damos graças pelo dom da fé, da vocação e pela obra missionária da Congregação do Verbo Divino iniciada pelo Santo Arnaldo Janssen que temos a graça de fazer presente no meio do povo em Moçambique, chamado a Vos conhecer e amar, a dar glória ao Vosso nome e a tomar parte na Vossa salvação.

Alegremente celebramos 25 anos do serviço à evangelização nessas terras. Lembramos e damos graças por todos os confrades, benfeitores e colaboradores leigos que tanto no passado como no presente, directamente ou indirectamente, trabalharam e continuam trabalhando nessa Vossa messe por amor ao Verbo Encarnado, cuja vida é nossa vida e cuja missão é nossa missão.

Enquanto celebramos, olhando para o futuro, pedimos que renoveis nosso zelo e nosso testemunho ao Evangelho. Fortalecei-nos na fé, na esperança e no amor, para que as sementes da fé cristã e da vocação missionária possam crescer, dar frutos e para que permaneçamos fiéis na Vossa missão para a Igreja e para o povo moçambicano.

Invocamos a intercessão de Maria, Mãe do Verbo Encarnado e Mãe da África, que a sua inspiração e a sua abundante bondade continuem a abençoar a nós e a nossa Região.

Por intercessão de Santo Arnaldo e de São José, das Bem-aventuradas Maria Helena e Josefa e de todos os nossos Mártires, rezamos que o Coração de Jesus viva nos nossos corações e nos corações de todas as pessoas. Amen.

Somos missionários enraizados na Palavra de Deus, inspirados pelo carisma do Santo Arnaldo, alicerçados nos princípios evangélicos através duma presença efectiva na Igreja local para a difusão do Reino de Deus.

SOCIEDADE DO VERBO DIVINO

REGIÃO NOSSA SENHORA DA ANUNCIAÇÃO – MOÇAMBIQUE

MENSAGEM DA ABERTURA DO ANO JUBILAR

“Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1:28). Esta saudação traz consigo uma grande notícia e afirma a presença de Deus connosco. Hoje é o dia da abertura do ano jubilar da nossa presença em Moçambique. Este é momento de alegria e dar louvor a Deus pelas imensas graças recebidas ao longo destes 25 anos da nossa presença. Mas também é uma oportunidade de reflexão profunda sobre a nossa visão e missão nesta terra moçambicana, como nos ilumina pela saudação do Anjo Gabriel à Maria: “Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1:28).

Deus é autor da acção missionária (Ad Gentes) e acompanha aqueles que foram chamados e enviados a levar sua mensagem. Isto manifesta-se na história da salvação e nas pessoas como Moisés, Jeremias, os Apóstolos, Sto. Arnaldo Janssen e tantos outros santos e santas da Igreja. Eles experienciaram a presença de Deus na sua acção Missionária.

Hoje, o mesmo Espírito continua a impulsionar os Missionários do Verbo Divino. Desta forma estamos presentes desde há 25 anos em Moçambique, começando na diocese de Nacala. Desde então a semente cresceu e hoje já se tornou uma planta bem enraizada com ramos espalhados na Arquidiocese de Beira e Maputo. Até neste momento, já temos vocações nativas, há jovens moçambicanos preparando para ser missionários verbitas. Estas realidades sdo motivos para agradecer a Deus pelas maravilhas que ele operou na nossa vida e na nossa congregagdo.

A finalidade deste Jubileu é para agradecer a Deus por todas as bênçãos que o Senhor nos concedeu nesses vinte cinco anos. É uma oportunidade para tornarmos atentos ao que Deus quer de nós, e assumirmos uma postura de escuta para realizar a vontade de Deus na nossa vida e na acção missionária. O Jubileu será celebrado no decurso de um ano, começando no dia 25 de Março de 2021 a 25 de Março 2022 em todas as paróquias e comunidades onde estamos a trabalhar.

Acompanhando esta caminhada jubilar, todos somos convidados para reflecitr este lema: Em comunhão da vida com o Verbo Encarnado. Reconhecemos que o Verbo Divino sempre nos guia e acompanha nestes 25 anos de missão. Ele nos molda segundo a Sua vontade e nos concede graça sobre graça.

Portanto, somos convidados.junto com os nossos paroquianos, na medida do possível, de ler e meditar a palavra de Deus diariamente. E o tempo de rezar pelas vocações para vida missionária e religiosa.

Ao queridos Cristãos este é o tempo de ser missionários nas nossas familias e comunidades, partilhando a nossa fé e vivendo a fraternidade. Somos convidados a ajudar as familias que estão em perigo de separação ou já estão separadas, para reuni-las novamente e que sejam reconciliadas. Também é o tempo de apoiar os jovens para fazer a escolha certa na construção do seu futuro.

Neste momento da acção de graças, lembramos e agradecemos aos missionários da primeira chegada e aos primeiros quatros missionários da segunda chegada. Eles colocaram a fundação forte, onde hoje nós vivemos e continuamos a servir a Deus no povo moçambicano.

Agradecemos a tantos outros missionários que deram a sua vida pelo crescimento da nossa região. A todos os benfeitores, Irmãs Sevas do Espirito Santo e pessoas de boa vontade que acolheram os nossos missionários, endereçamos o nosso muito obrigado. Deus vos abençoe e recompense as vossas boas obras.

Peçamos ao Senhor, dono da seara, para que continue a abençoar os nossos trabalhos e dê bons frutos. A Luz do Verbo e o Espirito da graça dissipem as trevas do pecado e a noite da incredulidade. E o Coração de Jesus viva nos nossos corações e nos corações de todas as pessoas. Amen.

No Verbo Divino

Jonhson Furtado, SVD

Superior Regional MOZ

Maputo, Aos 14 de Março de 2021